quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O COMPLEXO DE VIRA-LATA


      O COMPLEXO DE VIRA-LATA
                                             SUELY BRAGA
     Assisti um debate na televisão, TV BRASIL, entre escritores, jornalistas e professores em que analisavam o complexo de vira-lata do brsileiro. O complexo de vira-lata é uma expressão “rodriguiana”, que foi usada pelo escritor Nelson Rodrigues, para explicar que o brasileiro tem complexo de vira-lata. O que é o complexo de vira-lata? O brasileiro sempre se acha inferiorizado e pensa que o Brasil não tem nada certo, que seu país nada tem de bom e fica comparando sempre o Brasil com os outros paises estrangeiros. Estes sim são maravilhosos. Ele mesmo filho desta terra abençoada desvaloriza seu país. Só o que existe e acontece nos outros países é válido e certo, especialmente o que é americano.Há o péssimo hábito de colocar nomes ingleses em tudo.Qualquer boteco ou carrocinha de cachorro quente tem um nome inglês.Por quê? Se somos brasileiros, nossa língua é a língua
portuguesa, uma língua bonita, por que não usarmos nomes brasileiros?
     A mídia cada vez mais contribui para interiorizar e aguçar este complexo de vira-lata. Tudo o que apresenta, todos os programas de televisão só mostram com sensacionalismo o lado negativo do Brasil. Ocultam tudo o que acontece de bom, de positivo em nosso país. “Na “internet blogueiros espalham e-mails achincalhando e anarquisando, com e-mails até ofensivos sobre o país e o governo.” “O Brasil é “o país mais corrupto do mundo”,” a violência brasileira é a maior do mundo”.
     Sabemos que a corrupção é uma chaga que afeta o mundo inteiro. A violência nas grandes metrópoles é comum em todos os países, que Nova Iorque é a cidade mais violenta do mundo, mas isto a maioria no nosso povo ignora, porque estas notícias não são divulgadas.
Tudo nos Estados Unidos “é maravilhoso.”
    . Sua gente é formada por várias etinias: o branco, o preto e o índio. É uma liquidficação de sangue e de culturas. Tem belezas naturais e riquezas que não podem ser comparadas com outros países. Possui a maior quantidade de água potável do mundo. A Amazônia considerada “pulmão do mundo” tão cobiçada e explorada pela ganância de estrageiros e dos próprios brasileiros.
    Com seu clima tropical está isento de terremotos, maremotos, vulcões e tsunamis.
   Economicamente é considerado a 7ª potência do mundo. Descobriu e está explorando jazidas de petróleo e agora o pré-sal a maior jazida do mundo.
  Está atualmente sendo respeitado pelos países estrangeiros. Abriu-se para negociação com os outros países e deixou de ser o quintal dos Estados Unidos. É o líder da América Latina. Tem uma riqueza e variedades de culturas incomparáveis. Sua extensão de terra é gigantesca.
    É claro que temos inúmeros problemas: uma enorme desigualdade social, ainda crassa muita miséira, como em todos os países latinos e outros que foram explorados, com suas riquezas delapidadas. Há muito a fazer nas áreas da educação, da saúde, da segurança, da mobilidade urbana.
   Nesta crise econômica que abalou o mundo e que o próprio Estado Unidos, o país mais forte e dominador, sentiu-se abalado, como a Europa com economia forte sofreu e sofre com a crise do desemprego e decorracada em suas finanaças.
    O Brasil com muito esforço, habilidade e criatividade está conseguindo driblar a crise e elevar os índices de emprego, fortalecendo sua economia interna.
    Considerado o país do futebol é o único que participou de todas as copas do mundo.
    Quando saimos de nossa aldeia e vamos ao estrangeiro, fora da América Latina, sentimos a frieza, a falta de calor humano, de aconchego do povo.
  Foi criada no imaginário brasileiro a cultura de inferioridade ,alimentando o complexo de vira-lata. Isto está tão arraigado, que a maioria só devaloriza o nosso país, desvalorizando-se também e abalando sua auto-estima.


               Osório, 14/06/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário