quinta-feira, 12 de abril de 2012

MINHA VIAGEM INESQUECÍVEL
                                                                                  SUELY BRAGA
         Andei, viajei para muito longe. Atravessei os mares. Voei doze horas.Desembarquei primeiro em São Francisco de Assis, o santo dos animais, na Itália.
        Uma cidade linda com todas as casas brancas com sacadas floridas. Visitei duas basílicas: a de São Francisco e a de Santa Clara. Pernoitei e no outro dia seguimos para Roma, onde o antigo e o moderno se completam. Visitei a cidade com ruas estreitas, que cortam a parte antiga de Roma: o Vaticano, onde assistimos uma missa rezada pelo Papa, a Praça de São Pedro, o Coliseu, o Panteon, a Fontana de Treves visitamos também o Monumento de Garibaldi. Foram cinco dias maravilhosos num final de primavera. Delicie-me com a gostosa massa e o pão italianos.
         Depois segui com o grupo para Jerusalém num,
voo  de mais de cinco horas de viagem.Fiquei hospedada em Betania a alguns quilômetros de Jerusalém.Todos os dias  cedinho nos locomovíamos, em confortáveis ônibus, para Jerusalém.Algo muito estranho para nós e lei para eles,foi sabermos que os habitantes de Betania não podem entrar em Jerusalém e vice versa, os habitantes
de Jerusalém não podem entrar em Betania.Quando chegávamos à divisa das duas cidades os guias eram trocados.
      Jerusalém é uma linda cidade, cercada pela muralha com edifícios e casas todas brancas, ruas e alamedas estreitas, onde transitam pessoas e carros ao mesmo tempo.
      Foi muito interessante conhecermos os costumes e a cultura daquele povo, tão diferentes da nossa. Encontrávamos nas ruas: as mulheres com roupas longas e as cabeças cobertas. Os homens de roupas longas marrons e barbas longas, na maioria barbas brancas., apesar do calor de 40 graus.
      Em Jerusalém falam-se três línguas: grego, hebraico e inglês.
     Acompanhamos todo o caminho de Jesus, nas basílicas desde a Anunciação do Anjo à Maria, o Nascimento, até a morte e o Santo Sepulcro. Assistíamos missas em cada Basílica.
    Visitamos o Monte das Oliveiras, fomos batizados com a água do Rio Jordão.
     Na Basílica das Bodas de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho., Os casais renovaram as promessas do matrimônio.
    Andamos de barco, num barco que é a réplica do barco de Jesus,.
no Mar da Galileia , onde Jesus estava com os apóstolos e aplacou a tempestade. Visitamos o Mar Morto, muito salgado e com a lama, que dizem ser medicinal. Muitos tomaram banho e se cobriram de lama.Fazia um calor insuportável. Fizemos a via sacra. Fomos ao Muro das Lamentações. Ali os homens percorriam separados das mulheres. Os homens as mulheres vestidos de calças compridas.
Ali vimos muitas mulçumanas chorando. Num determinado lugar havia duas igrejas juntas, a católica e a hebraica Os Santos Sepulcros também são dois, o católico e o hebraico, perto um do outro.
     Nas Basílicas, as mulheres não podiam entrar com roupas cavadas. Vimos muitas sinagogas, mas não visitamos nenhuma. Percorremos o deserto aonde  vimos alguns camelos.
    Nas refeições a comida é árabe muito apimentada e o pão servido é o pão ázimo, feito sem fermento, o mesmo tipo daquele que Jesus usou na Última Ceia.
    Para mim esta viagem à Terra Santa foi um presente dos céus.
    Já fiz muitas viagens, mas nunca esteve nos meus planos ir à Terra Santa. Contudo como aquilo que achamos impossível acontecer, estando nos planos de Deus se realiza,  coisas não que planejamos ou sonhamos acontecem.
      Narro apenas algumas passagens, porque o que sentimos,  a energia que se apossa de nós é inenarrável, apesar do calor de 40 graus e o sol causticante.

1. Amiga, acredito que este tenha sido um momento muito importante da tua vida. Um presente de Deus! Caminhar na Terra Santa é renovação de fé,de amor e de fato uma caminhada de luz e espiritualidade que lembrarás para sempre.Beijos!