sábado, 11 de janeiro de 2020

NO ANO NOVO O QUE MUDOU



                     NO ANO NOVO O QUE MUDOU?
                                                       SUELY BRAGA

   Passadas as festas, o estouro dos champanhas e a euforia dos fogos, os dias no ano que entrou continuam iguais aos outros dias, até o carnaval, com tres dias de folia, onde o samba para a maioria é novamente a euforia e o Rei Momo comandam o espetáculo. Os palhaços vestem a fantasia e caem no asfalto das grandes avenidas e curam-se da ressaca na quarta - feira de cinzas. Os bens aquinhoados vão aproveitar o calorão para se refrescarem nas praias, nas piscinas. Os aeroportos estão atulhados daqueles que vão realizar as viagens de seus sonhos ao exterior, ou curtir as belezas das cidades, dos pontos turísticos de nosso imenso Brasil. Os menos aquinhoados, os trabalhadores retornam à vida rotineira de todos os dias.
Suportam o calor escaldante nos trabalhos, nos fornos de restaurantes e lancherias, no tórrido sol das ruas. Continuam enfrentando filas intermináveis nas paradas de ônibus, nas plataformas dos trens. Imprensados nos ônibus e trens para se locomoverem ao trabalho. Aguentando o borborinho nas ruas de pessoas apressadas, os engarrafamentos e o barulho ensurdecedor do trânsito. A estação do ano mudou, os dias mudaram no calendário, mas a vida rotineira do dia a dia, do corre-corre para conseguir o pão, o alimento para si e para os filhos com o suor de seus rostos continuam.
Continuam os milhões de desempregados, buscando uma vaga num mercado reduzido pelos grilhões da recessão avassaladora. Continuam o governo Federal, os deputados e senadores, votando na calada da noite, leis que prejudicam os trabalhadores e o povo, leis que só beneficiam os ricos e os poderosos. Continua a repressão aos movimentos populares, que lutam pelos seus direitos cassados. Continuam a violência, o descaso com a saúde e a educação. Continua o retrocesso do Brasil e a venda de nossas riquezas. Continua a manipulação das notícias pela mídia, dona do poder para enganar e difundir o medo na população e insuflar a cultura do medo, através da violência e da barbárie.
 Muitos estão lutando para conseguirem uma vida melhor, uma vida digna para suas famílias. O que mudou? Mudou a esperança, a expectativa de dias melhores, de um futuro mais próspero, de um mundo melhor com mais justiça, amor e fraternidade, de um país democrático, onde são respeitados todos os direitos humanos e a Constituição Brasileira não seja rasgada e vilipendiada pelas autoridades.

                            OSÓRIO, 08/01/2019.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário